Casamento de Umbelina Maria Pereira

1

18/09/2014 por FG Rincão da Forquilha

Em 30/12/1800 é realizado na casa do Capitão Mor Regente da Vila de Lages, o casamento de Umbelina Maria Pereira(primogênita do Capitão Joaquim José Pereira) e Nicolao de Liz e Abreu.

Abaixo cópia da capa do Livro de Casamentos nº 2 da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres de Lages, onde se encontra arquivado o original nas pags. 61, 61verso e 62.

A transcrição feita do original é uma excelente peça para compor a genealogia desta família pois há descrição da árvore genealógica dos noivos.

Infelizmente a assinatura dos noivos foi apagada com a ação do tempo, mas a assinatura das testemunhas está bem visível.

Capa do Livro de Casamentos nº2

Capa do Livro de Casamentos nº2

Certidão de Casamento de Umbelina Maria Pereira

Anno de 1800

Aos vinte nove dias do mês de Dezembro digo aos trinta dias do mês de Dezembro de mil e oitocentos nesta Vila de Nossa Senhora dos Prazeres das Lages de tarde na casa do Capitão Mor Regente Bento do Amaral Gurgel, em presença das testemunhas dito Capitão Mor Regente; e o Sargento Mor Miguel Pedroso Leite ambos casados e fregueses desta Paróquia sem aparecer impedimento nos dão saber e depois de feitas as diligências necessárias com Provisão do Ordinário se casaram na forma do Sagrado Concílio Tridentino, e Ritual Romano, na minha presença; Nicolao de Liz e Abreu natural da Freguesia de Nossa Senhora da Ourada, Comarca de Avis, Arcebispado de Évora; filho legítimo de Nicolao de Liz e Abreu, e sua mulher Ignes de Jesus aquele natural; natural da Villa de Alcaçar do Sal do mesmo Arcebispado, e esta natural da Villa da Seda; do predito Arcebispado; neto por parte paterna de Nicolao de Liz e Abreu natural de Alcaçar do Sal; e governador da Praça de Sines; sua naturalidade ignora, e da sua mulher Dona Estephania; cujos sobrenomes ignora; e natural da Cidade de Lisboa; e Patriarcal da mesma Cidade; e pela parte materna; neto de Antonio Dias natural da dita Villa da Seda; e de sua mulher Maria Guiomar; cuja naturalidade ignora; e em duvida julga ser da Cidade de Portalegre da Província do Alentejo da Europa com Dona Umbelina Maria Pereira natural da Villa de Santo Antonio dos Anjos da Laguna Bispado do Rio de Janeiro; filha legítima do Capitão Joaquim José Pereira natural da Freguesia de Santa Quitéria de Meca do Patriarcado de Lisboa; e da Villa do Alenquer; e de sua mulher Dona Anna Maria de Santa Ritta natural da Villa de Nossa Senhora do Desterro da Ilha de Santa Catarina do Bispado do Rio de Janeiro; neta por parte paterna; de Antonio Manoel da Freguesia de Nossa Senhora da Merceana; e de sua mulher Catarina Maria natural da Villa de Alenquer do Patriarcado de Lisboa; neta pela parte materna do Capitão Mor João da Costa Moreira, natural do termo de Lisboa cuja Freguesia ignora; e de sua mulher Dona Anna Maria de Jesus natural da dita Ilha de Santa Catarina do mesmo Bispado do Rio de Janeiro. E não receberam as bênçãos nupciais por ser Advento. De que para constar faço este assento que assinam com as ditas testemunhas.

Assinaturas no documento original

Assinaturas no documento original

Logo em seguida há um novo registro datado de 06/01/1801 dando as benções aos noivos, conforme transcrição abaixo:

“Aos seis dias do mes de Janeiro do presente ano de mil oitocentos e um receberam os contraentes supra as bençãos nupciais De que para constar faço este assento.

O Vigario Manoel Muniz”

Anúncios

Um pensamento sobre “Casamento de Umbelina Maria Pereira

  1. […] Em 30/12/1800,  é realizado na casa do Capitão Mor da Vila de Lages, o casamento de Umbelina Maria Pereira (primogênita do Capitão Joaquim José Pereira)  com o português Nicolau de Liz e Abreu.  Este casal teve 8 filhos, que deixaram grande descendência na região de Lages, notadamente em Painel. https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2014/09/18/casamento-de-umbelina-maria-pereira/ […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: