A Polêmica Fundação da Villa das Lages – Ofício de 08/01/1767

3

18/09/2014 por FG Rincão da Forquilha

A fundação da Villa das Lages fez parte de uma polêmica disputa territorial entre as Províncias de São Paulo e de Rio Grande de São Pedro.

Quando soube da notícia de que o Morgado de Mateus, Governador da Capitania de São Paulo havia contratado o bandeirante Antônio Correia Pinto de Macedo para a fundação de uma vila nos Campos das Lages, o Governador da Capitania do Rio Grande, Cel. José Custódio de Sá e Faria embargou o empreendimento.

Depois fez sua reclamatória ao Conde da Cunha, Vice-rei do Brasil com o envio de um ofício em 08/01/1767, com vários anexos que tinham por objetivo provar que os Campos das Lages estavam dentro dos limites da Capitania do Rio Grande.

Original arquivado na Caixa 79, documento sob nº 7144 do Arquivo Histórico Ultramarino, no Rio de Janeiro.

Segue abaixo a capa de arquivamento, transcrição e assinatura original deste Ofício de 08/01/1767:

1767 capa Ilmo.Exmo.Sr.

Depois do Capitão da Cavalaria Auxiliar do Distrito da Serra Pedro da Silva Chaves me ter escrito a Carta nº1. https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2015/02/25/a-polemica-fundacao-da-villa-das-lages-oficio-de-08011767-anexo-1/

Recebi em 23 de Dezembro a de nº2 https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2015/02/25/a-polemica-fundacao-da-villa-das-lages-oficio-de-08011767-anexo-2/que me dirigiu o Capitão General da Capitania de São Paulo em que me faz aviso de haver resolvido mandar erigir uma nova Vila nos Campos das Lages ficando servindo de Divisas entre esta Província, e a mesma Vila o Rio das Pelotas; e sem embargo de eu estar na inteligência de que esta fundação se fazia dentro dos limites deste Governo; ordenei a Câmara me mandar este documento autêntico por donde se mostrasse evidentemente que assim lera, a qual me escreveu a Carta nº3, https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2015/02/25/a-polemica-fundacao-da-villa-das-lages-oficio-de-08011767-anexo-3/ com ela me inclui o Documento nº4 do qual se vê que os limites desta Província pela parte da Serra dilatam até o Rio das Canoas vinte léguas distantes para o Norte do Rio em que se quer fundar a nova Vila.

E vendo ai a que a mesma fundação era em prejuízo desta Província e dos rendimentos dos seus Dízimos, e mais que tudo contemplando um que a não devia permitir sem expressa ordem de V. Excia. debaixo de cujo imediato governo ela se acha me resolvi em escrever ao Capitão Mor Regente e fundador da dita Vila a Carta nº5 (https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2014/09/21/a-polemica-fundacao-da-villa-das-lages-oficio-de-08011767-anexo-5/) pela qual ordenei que seria responsável a V.Excia., se adiantasse coisa alguma a Vila fundação sem que V.Excia. o resolvesse, e ao Capitão General de São Paulo escrevi a Carta nº6, (https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2014/09/23/a-polemica-fundacao-da-villa-das-lages-oficio-de-08011767-anexo-6/) pela qual lhe participo as causas que mo obrigaram a mandar suspender a dita obra.

De todos estes documentos verá V. Excia. a razão que tive para assim o determinar; e do Mapa que também remeto conhecerá V. Excia. o quanto a dita Vila fica próxima de Viamão e que ela ficaria bem estabelecida para comodidade dos moradores se se fundasse ao Norte do Rio Tajuy, ou Tajay (único que separa no Campo da Serra que corta para o mar) que fica com pouca diferença em meia distancia de Viamão a São Paulo, e desta sorte poderia V.Excia. Mandar fundar outra na Vacaria que são as melhores Campanhas que há para Estancias, e esta Povoação seria muito útil, não só para viverem os Povos da Serra em regularidade; e se me administrarem os Sacramentos; mas para que unidos pudessem fazer oposição em Caso de Guerra aos Índios que pudessem vir das Missões Espanholas sair na mesma Vacaria, que é a única Campanha que há delas para os distritos, sobre a Serra.

Antes de eu ter a notícia desta nova fundação, havia ordenado ao Capitão Pedro da Silva Chaves, me desse uma correta informação dos moradores que haviam sobre a Serra; e me apresentasse o lugar mais Cômodo onde se pudesse fundar uma Vila, pois se fazia mui precisa para sossego dos moradores, para utilidade do Real Serviço, para se me poderem administrar os Sacramentos; e para não viverem como Bárbaros, como atualmente vivem; porque com estas noticias queria representar a V. Excia. o quanto se fazia precisa. O dito Capitão me respondeu o que será presente a V. Excia. na Copia nº7, e me remeteu a Relação nº8 dos moradores que há sobre a Serra, que podem fazer uma grande Vila obrigando-os a terem casa dentro da mesma. (https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2014/09/20/a-polemica-fundacao-da-villa-das-lages-oficio-de-08011767-anexos-7-e-8/)

Sem embargo de que Pedro da Silva deu parecer que esta separa na margem do Rio das Canoas, afronta outras muitas Provas que é mais útil nos Campos da Vacaria, e se V. Excia. for servido que ela se exija, se tomará uma mais exata informação com parecer dos mesmos moradores.

Estimarei que sejam da aprovação de V. Excia. as resoluções que tenho tomado, e que V. Excia. me determine o que devo obrar a este requisito.

Deus Guarde a V. Excia. muitos anos Capela de Viamão 8 de Janeiro de 1767.

Ilmo. e Exmo. Sr. Conde de Cunha

Vice Rei e Capitão General do Estado do Brasil

Assinatura ofício 1767

Endereçamento e assinatura original do ofício

Anúncios

3 pensamentos sobre “A Polêmica Fundação da Villa das Lages – Ofício de 08/01/1767

  1. […] A fundação de Lages fez parte de uma polêmica disputa territorial entre as Províncias de São Paulo e de Rio Grande de São Pedro. https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2014/09/18/polemica-fundacao-da-villa-de-lages-oficio-de-080… […]

    Curtir

  2. […] A fundação da Villa das Lages fez parte de uma polêmica disputa territorial entre as Províncias de São Paulo e de Rio Grande de São Pedro. (https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2014/09/18/polemica-fundacao-da-villa-de-lages-oficio-de-080&#8230😉 […]

    Curtir

  3. […] A fundação da Villa das Lages fez parte de uma polêmica disputa territorial entre as Províncias de São Paulo e de Rio Grande de São Pedro. (https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2014/09/18/polemica-fundacao-da-villa-de-lages-oficio-de-080&#8230😉 […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: