Transadores e Retirantes

1

18/09/2014 por FG Rincão da Forquilha

A Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul publicou, no 1º trimestre de 1944, interessante matéria assinada pelo Dr. Manoel Duarte com o título Transadores e Retirantes.

Na matéria o articulista faz um relato sobre os transadores de terras e retirantes da região dos campos de cima da serra, no período em que os ataques dos tapes missioneiros assolaram aquela região, entre 1770/90.

Nesta postagem estão sendo reproduzidas cópias das páginas 59 a 62 desta publicação, relativas ao Capitão Joaquim José Pereira.

Embora alguns dados publicados sobre o Capitão Joaquim José Pereira e sua descendência possam ser contestados, este é o relato mais detalhado já publicado sobre a atuação do capitão e sua Companhia de Cavalaria Auxiliar do Distrito de Vacaria, no episódio de represália aos ataques dos tapes missioneiros, ocorrido em 1779.

1944-1.Trimestre-pag-59a 1944-1.Trimestre-pag-60a 1944-1.Trimestre-pag-61a 1944-1.Trimestre-pag-62a

Anúncios

Um pensamento sobre “Transadores e Retirantes

  1. […] Em 1779, uma truculenta ação desta Companhia, sob o comando do Capitão Joaquim José Pereira em represália aos ataques dos tapes missioneiros aos moradores de Vacaria, repercutiu no Vice-Reino do Prata e terminou com a destituição de seu comandante e o desmantelamento da Companhia. https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2014/09/18/transadores-e-retirantes/ […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: