A Polêmica Fundação da Villa das Lages – Ofício de 08/01/1767 – Anexo 6

1

23/09/2014 por FG Rincão da Forquilha

A fundação da Villa das Lages fez parte de uma polêmica disputa territorial entre as Províncias de São Paulo e de Rio Grande de São Pedro. (https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2014/09/18/polemica-fundacao-da-villa-de-lages-oficio-de-08011767/)

Em 06/01/1767 o Governador da Capitania do Rio Grande envia carta ao Governador da Capitania de São Paulo informando que havia mandado suspender a fundação da Villa das Lages por considerar que estava sendo erigida dentro dos limites da Capitania do Rio Grande.

Original arquivado na Caixa 79, documento sob nº 7144 do Arquivo Histórico Ultramarino, no Rio de Janeiro.

Segue abaixo a transcrição da carta (anexo nº6):

“Anexo Nº6

Cópia da Carta que o Governador do Rio Grande escreveu ao Capitão General de São Paulo

Ilmo. Exmo. Sr. = Em carta que V. Excia. me dirige com data de 16 de Agosto, e recebi a 23 de Dezembro me faz V. Excia. a honra de comunicar resolução que foi servido tomar mandando fundar uma nova Vila nas Campanhas denominadas das Lages, ficando por Divisão entre este Governo, e o da dita Vila o Rio das Pelotas, e que para a sua ereção havia nomeado Antônio Correia Pinto, com a Patente de Capitão mor Regente da mesma Vila, e distrito.

Sem embargo que a larga experiência de dezesseis anos, que tenho tido desta Província, me dava bem conhecer os limites que a terminavam e que a fundação que V. Excia. mandava fazer, era dentro deles ordenei a Câmara da Vila do Rio Grande de São Pedro, me remetesse documento autêntico para o fazer certo com a maior evidência, o que executou, e o remeto a V. Excia., e ao mesmo tempo me requeiro firme aviso ao dito Capitão mor Regente suspendesse a dita fundação enquanto dava Conta ao Ilmo. Exmo. Sr. Conde Vice-Rei debaixo de cujo governo se acha esta Província, pois não levaria o mesmo Serviço a bem que nela se fizesse esta fundação, sem seu beneplácito, nem V. Excia. certamente a determinaria a não o terem mal informado dos limites dela; pois assim como V.Excia. a mandou erigir do Rio das Pelotas para o Norte, o faria na mesma conformidade do Rio das Canoas que foi sempre a divisa desta Província com a Capitania General de São Paulo depois que ela se separou para a do Rio de Janeiro, tanto no temporal, como no Espiritual. E segundo as Pessoas sertanejas que tenho ouvido nesta matéria ficaria ela muito mais bem estabelecida, e com muito maior comodidade para o Norte do Rio das Canoas, e todas assentam, que a fim de se estabelecer onde V.Excia. manda procede de ter o Capitão mor Regente naquele sítio a sua Fazenda, e que este informara a V.Excia. ser o melhor pela Conveniência que lhe resultava, sendo certo não haver madeiras nem lenhas nas suas imediações.

Desculpe V.Excia. o fazer eu aviso ao dito Capitão mor Regente para que esperasse a resolução do V.S. Conde Vice-Rei; por me não for possível recusar ao requerimento da Câmara, nem a obrigação do Lugar que ocupo de baixo das Ordens do mesmo Sr., que me poderia justamente Castigar de o não fazer assim.

Se o mesmo V.S. o houver por bem concorrerei com quanto esteja da minha parte para a conclusão, e fatura da dita Vila com todos os socorros que me forem possíveis. Deus Guarde a V.Excia. muitos anos. Capela de Viamão 6 de Janeiro de 1767 = Ilmo. Exmo. Sr. Dom Luis Antônio de Souza = Jozé Custódio de Sá e Faria =”

Assinatura no documento original

Assinatura no documento original

Anúncios

Um pensamento sobre “A Polêmica Fundação da Villa das Lages – Ofício de 08/01/1767 – Anexo 6

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: