Assim nasceu uma lenda

1

22/02/2019 por FG Rincão da Forquilha

Depois de muitos anos de pesquisa, finalmente encontramos o registro de batismo do capitão Joaquim José Pereira.

Com ajuda do Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa  e algumas horas de pesquisa e transcrição.

Interessante observar que em meados do século XVII ainda estavam em formação os nomes das famílias. A linhagem paterna do capitão Joaquim José Pereira ainda não adotava sobrenome, então o Pereira veio do vô materno José do Rego Pereira.

Segue abaixo transcrição completa do registro de batismo de 22/04/1744  do Registro número 220 do Livro de Registro de Baptismos B2 da Paróquia de Meca, termo de Alenquer, Patriarcado de Lisboa.

Aos vinte e dois dias do mês de abril de mil setecentos e quarenta e quatro anos baptizei e pus os santos óleos a Joaquim filho de Antonio Manoel e de Catharina Maria desta freguesia, neto pela parte paterna de Manoel Francisco e de Francisca Maria, naturais do lugar da Merceana na Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres, da Vila de Aldea Galega e pela parte materna de José do Rego Pereira e de Maria Antunes desta freguesia e onde os pais do batizado foram recebidos, nasceu em três do dito mês, foram padrinhos Luiz do Rego e por madrinha Imaculada Nossa Senhora da Conceição. E por verdade fiz este assento que assinei dia mês era utilizados supra.”

Registro de batismo

Imagem da primeira página do registro de batismo de Joaquim José Pereira

Abaixo links com informações sobre a Freguesia de Meca e outras freguesias do Concelho de Alenquer:

Meca(Alenquer)

Aldeia Galega da Merceana

Freguesias de Alenquer

Um pensamento sobre “Assim nasceu uma lenda

  1. […] Joaquim José Pereira nasceu em 03 de abril de 1744 na Freguesia de Santa Quitéria de Meca, termo da Vila de Alenquer do Patriarcado de Lisboa. Filho de Antonio Manoel e Catarina Maria, naturais da Freguesia de Santa Quitéria de Meca. Neto pela parte paterna de Manoel Francisco e de Francisca Maria, naturais da Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres, da Vila de Aldeia Galega da Merceana. Neto pela parte materna de José do Rego Pereira e de Maria Antunes, naturais da Freguesia de Santa Quitéria de Meca. https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2019/02/22/assim-nasceu-uma-lenda/ […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: