Batismo do capitão Antonio José Pereira

Deixe um comentário

14/03/2019 por FG Rincão da Forquilha

O capitão Antonio José Pereira foi um dos pioneiros da ocupação do planalto catarinense. Antes da fundação da vila de Lages, tomou posse das terras devolutas da Fazenda dos Curitibanos.

MIgrou para a serra a procura de terras devolutas boas para criação de gado,  com o irmão Joaquim José Pereira. https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2016/10/28/requerimento-dos-moradores-dos-campos-das-lages-e-cima-da-serra-de-viamao-de-1768/

Depois de muitos anos de pesquisas, finalmente conseguimos achar os registros de batismo dos irmãos Pereira.

Interessante observar que em meados do século XVII ainda estavam em formação os nomes das famílias. A linhagem paterna do capitão Joaquim José Pereira ainda não adotava sobrenome, então o Pereira veio do vô materno José do Rego Pereira.

Segue abaixo transcrição completa do registro de batismo de 02/03/1738 do Registro número 128 do Livro de Registro de Baptismos B2 da Paróquia de Meca, termo de Alenquer, Patriarcado de Lisboa.

Aos dois dias de Março de mil setecentos e trinta e oito anos baptizei e pus os santos óleos a Antonio fiilho legítimo de Antonio Manoel e de Catarina Maria desta freguesia de Santa Quitéria termo da vila da Alenquer, nasceu em vinte e um de fevereiro da dita era. Foram padrinhos Gonçalo Pedro Joze de Mello na sua quinta de São Bartholomeu do termo de Alenquer tocou com procuração sua para o padre Francisco Pereira, capelão desta Igreja e madrinha Dona Maria de Menezes desta freguesia e tocou com procuração sua seu irmão Antonio Dias de Menezes. E por verdade fiz este assento que assinei dia mês era utilizados supra.”

antonio pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: