Morre o Primeiro Povoador de Curitibanos

1

03/11/2020 por FG Rincão da Forquilha

O capitão Antonio José Pereira tomou posse das terras da Fazenda dos Curitibanos entre 23/04/1763 e 28/10/1766, conforme o requerimento ao rei D. José https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2016/10/28/requerimento-dos-moradores-dos-campos-das-lages-e-cima-da-serra-de-viamao-de-1768/e a relação de moradores de Lages feita pelo capitão Pedro da Silva Chaves. https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2014/09/20/a-polemica-fundacao-da-villa-das-lages-oficio-de-08011767-anexos-7-e-8/

O capitão Antonio José Pereira faleceu em sua Fazenda dos Curitibanos, conforme transcrição do registro de óbito feito no livro de Óbitos nº1 da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres de Lages, onde se encontra arquivado o original.

” Aos vinte e sete dias do mês de Novembro de mil setecentos e setenta e nove: faleceu desta vida presente oficial Antonio José Pereira, casado com Dona Maria Thereza de Jesus, na sua fazenda dos Curitibanos, confessado e sem os Sacramentos por não dar tempo de celebrar-se, por ser o seu falecimento as nove horas da noite,  de idade de cincoenta e pouco mais ou menos. Foi conduzido a esta Vila e foi sepultado na Capella Mor desta Matriz no dia vinte e nove, disse-lhe a Missa de corpo presente e o Recomendei: E para constar fiz este assento hoje 30 de Novembro da Era Supra.”

antonio josé pereiraA

Um pensamento sobre “Morre o Primeiro Povoador de Curitibanos

  1. Fico muito feliz novamente em encontrar estes dados.

    Continuarei a acompanhar o blog.

    Muito Obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: